domingo, 17 de setembro de 2023

Resolutionne - Ingúchia

A república da Ingúchia pertence à Rússia e localiza-se na região caucasiana, próxima à Geórgia. Desde que visitei a Arménia que pretendo regressar a esta região. Estas torres perdidas nos planaltos e vales da região voltar a despertar a vontade de retornar aqui e registar esta  Resolutionne. 








Imagens retiradas da Internet.
Fontes:
https://www.pinterest.pt/pin/564920347023103236/
https://www.pinterest.pt/pin/8092474323558483/
https://www.pinterest.pt/pin/59672763805985118/

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Vidas

 Uma citação ouvida há uns dias atrás... e uma imagem para a ilustrar.


"You can’t make an omelette without breaking eggs, is what he says. We thought we could do better. Better? I say, in a small voice. How can he think this is better?
Better never means better for everyone, he says. It always means worse, for some."
Margaret Atwood, The Handmaid’s Tale

"The Commander has just asked Offred what she thinks about Gilead, but before she can answer, he offers a defense. In serving a greater good, he accepts the trade-off life in Gilead requires from those who do not have power. He takes no action to make life better for those without power. In Gilead, he has power, and powerful people tend to let inequalities stand if they source their power from making others powerless."


Fotografia de Tuca Vieira que confronta a favela Paraisópolis e o prédio de luxo do Morumbi, que percorreu as noticias de todo mundo, tornando-se num símbolo da desigualdade social.



Fontes:
https://www.sparknotes.com/lit/handmaid/quotes/character/the-commander/
https://ichef.bbci.co.uk/news/800/cpsprodpb/DA48/production/_110008855_paraispolis.jpg

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50666148

domingo, 2 de abril de 2023

Castelo Classiebawn

Na Irlanda, junto á costa, surge este castelo, num território sem vivalma, isolado, exposto às intempéries do mar do norte.

"As ondas quebravam uma a uma
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só para mim.”


Sophia de Mello Breyner




Imagens retiradas da Internet.

Fontes:
https://hdrcreme.com/photo-gallery/60683/benbulben-and-classiebawn-castle

quarta-feira, 29 de março de 2023

Iznajar

Numa pequena península, ou como dizem os franceses, numa quase ilha, um povoado que me lembra as aventuras de D. Quixote desbravando o território, em busca de aventuras dignas de uma novela.

"À força de tanto ler e imaginar, fui me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo" Miguel Cervantes



Imagem retirada da Internet.

Fonte:
https://elpais.com/elviajero/guia-el-viajero/2023-01-07/iznajar-el-pueblo-perfecto-para-una-escapada-por-la-subbetica-cordobesa.html

terça-feira, 28 de março de 2023

Cherrapunjee

 Cherrapunjee, na Índia mesmo a norte do Bangladesh, numa das regiões mais chuvosas do país, o território verdejante, cresce entre planaltos e montanhas, deixando a água correr livremente.


Imagem retirada da Internet.

https://cdn1.goibibo.com/voy_ing/t_fs/cherrapunjee-nohkalikai-waterfalls-1477164115o.jpeg

domingo, 26 de março de 2023

Pontes Vivas

Numa viagem até à Índia, porque o sonho permanece latente, descubro estas pontes feitas com raízes de árvores.
No norte da Índia, numas das regiões mais chuvosas, Cherrapunjee, impressiona-nos com a sua riqueza natural.




Imagens retiradas da Internet.
Fontes:
https://thumbs.dreamstime.com/b/ponte-viva-das-raizes-perto-da-vila-de-riwai-cherrapunjee-meghalaya-%C3%ADndia-106116430.jpg
https://thumbs.dreamstime.com/b/ponte-viva-das-raizes-perto-da-vila-de-riwai-cherrapunjee-meghalaya-%C3%ADndia-116293436.jpg
Um relato de uma visita:
https://www.almadeviajante.com/o-milagre-das-pontes-vivas/

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Adormecer do Sol

O entardecer com o Vesúvio e Nápoles





"Antigamente, não havia senão noite. E Deus pastoreava as estrelas no céu. Quando lhes dava mais alimento elas engordavam e a sua pança abarrotava de luz. Nesse tempo, todas as estrelas comiam, todas luziam de igual alegria. Os dias ainda não haviam nascido e, por isso, o Tempo caminhava com uma perna só. E tudo era tão lento no infinito firmamento! Até que no rebanho do pastor, nasceu uma estrela com ganancia de ser maior que todas as outras. Essa estrela chamava-se Sol e cedo se apropriou dos pastos celestiais, expulsando para longe as outras estrelas que começaram a definhar. Pela primeira vez houve estrelas que penaram e, magrinhas, foram engolidas pelo escuro. Mais e mais o Sol ostentava grandeza, vaidoso dos seus domínios e do seu nome tão masculino. Ele, então, se intitulou patrão de todos os astros, assumindo arrogâncias de centro do universo. Não tardou a proclamar que ele é que tinha criado Deus. O que aconteceu na verdade, é que, com o Sol, assim soberano e imenso, tinha nascido o Dia. A Noite só se atrevia a aproximar-se quando o Sol, já cansado, se ia deitar. Com o Dia, os homens esqueceram-se dos tempos infinitos em que todas as estrelas brilhavam de igual felicidade. E esqueceram a lição da Noite que sempre tinha sido rainha sem nunca ter que reinar.“

Mia Couto; A Confissão da Leoa.