segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Isfahan, Irão (145)

ايران
Finalmente no Irão!
اصفهان
Isfahan
مسجد جامع اصفهان
Mesquita Sexta-feira.
[771 d.C.]

Antes de partir recorro a alguns apontamentos sobre a história da mesquita.
  "[...] uma única entrada lateral; um pátio central cujos quatro lados são dominados por uma grande sala abobadada (iwan) que abre diretamente para o pátio; o iwan da quibla é geralmente maior do que os outros  e precede uma grande sala com cúpula onde se encontra o mihrab; o resto da mesquita compreende abóbadas paralelas sustentadas por pilares, quer pequenas cúpulas sobre planos quadrados. Deste modo prevêem-se sempre grandes espaços para toda a comunidade, mas a sua organização tem novos moldes. As construções ordenam-se em relação ao pátio central, e os quatros lado deste excedem em altura as fachadas do monumento; os outros lugares determinam-se por uma divisão modular de base quadrada ou rectangular.
   Atribuiu-se frequentemente este novo tipo de mesquita à influência do Irão do Nordeste, mas o iwan é uma velha forma arquitetónica iraniana e iraquiana já utilizada em grupos de quatro nas casas particulares do Iraque. Estas novas mesquitas são talvez mais simplesmente a expressão de um estilo regional que, graças à importância política e económica adquirida pelo Irão Ocidental, se teria expandido pelo resto do país e para além dele.
  De entre estas novas mesquitas, a originalidade da Grande Mesquita de Ispahan, de imponentes dimensões, merece destaque. Conhecemos mal a sua história e as transformações que sofreu. Aparenta menor unidade do que as mesquitas mais pequenas e, no entanto, é difícil resistir à harmonia das proporções do seu pátio, à poderosa elegância das suas 280 cúpulas (é verdade que de épocas diferentes) vistas do exterior e à sua decoração interior."

Sem comentários:

Enviar um comentário