Como surgiu a ideia da construção deste túnel:
"Em 1940, a Direção Hidráulica do Douro era a entidade que superintendia sobre a zona ribeirinha do rio Douro. Nesse mesmo ano, a Hidráulica, como era geralmente conhecido aquele organismo, por incumbência do eng.° Duarte Pacheco, então ministro das Obras Públicas, pediu ao eng.° Bernardo Ferrão que elaborasse um anteprojeto para o prolongamento da estrada marginal, na margem direita do rio Douro, entre a ponte de Luís I e a Foz."
A ideia inicial foi repensada e a zona ribeirinha do Porto não foi totalmente (completamente) descaracterizada.
"Tendo em conta «os benefícios do comércio e a segurança dos navios» [...]o extenso cais, na margem direita do rio, em frente à Ribeira, foi prolongado dos Guindais até Massarelos, sendo objeto de importantes obras de melhoramento, durante todo o século XVIII."
"O túnel liga a marginal dos Guindais com a Rua do Infante D. Henrique que, desde a sua abertura (1395), no tempo de D. João I, teve várias denominações: Rua Formosa, Rua Nova, Rua Nova de S. Nicolau, Rua Nova dos Ingleses, Rua dos Ingleses e Rua do Infante D. Henrique. Quando lhe puseram o nome de Rua Nova, já havia na cidade uma artéria com aquela designação que teve de mudar de nome. Passou a chamar-se Rua Escura. O nome de Rua dos Ingleses prevaleceu até 1890, até ao Ultimatum inglês. A partir desta data, a artéria passou a ter o nome do Infante que, segundo antiga tradição, terá nascido ali muito perto."
Quando a rua do Infante ainda tinha árvores.... e se chamava rua dos Ingleses.Outros tempos, outras vidas...
Quanto a esta imagem, não tenho a certeza se se trata do mesmo local [alguma ideia?]; mas fica na mesma o seu registo.
Todas as imagens foram recolhidas da Internet.
Fontes:
http://cadernosdalibania.blogspot.pt/2013/06/o-tunel-da-ribeira.html (textos)
http://monumentosdesaparecidos.blogspot.pt/2010/05/rua-do-infante-e-o-tunel-da-ribeira.html
http://doportoenaoso.blogspot.pt/search?q=t%C3%BAnel+da+ribeira
Mais sobre o túnel - fotografias actuais:
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/10/tunel-da-ribeira-porto.html
Sem comentários:
Enviar um comentário