De África à Europa.
Os Caretos de Podence e as festividades do povo Igbo.
Duas tradições ou festividades que parecem similares numa primeira instância, talvez até nos propósitos ou nos valores presentes na sua origem.
Povo Igbo
Caretos de Podence
Ambas as tradições são "desconhecidas" por mim; mais uma resolução com um toque de logos e de Semelhanças, temática esquecida há vários meses.
As imagens foram recolhidas da Internet.
Entre outras pesquisas surge esta referência a várias semelhanças com outras culturas, que talvez explore noutro dia:
"De forma mais abrangente, este conjunto de festas do nordeste transmontano, são ainda congéneres de festas realizadas nas regiões fronteiriças a norte de Portugal, particularmente da Galiza e ainda de outras regiões europeias onde também ocorrem manifestações similares. Por exemplo, os “Narro” na (Alemanha), os “Roller” e os “Scheller” do Carnaval de Imst e os “Flinserl” mascarados do Carnaval de Bad Aussee (Austria), os “Buso” de Mohacs (Hungria), os “Mamutones” da Sardenha (Itália), os “Klauze” de Appenzell (Suiça), os “Kukeri” da Bulgária, os “ursos” e “cabras” da Roménia e da Polónia, ou os homens de palha da Eslováquia. De Espanha, “avizinham-se” a mascarados como os “Xinzo” de Limia ou os “Cigarrons” de Verín (Galiza), e do Carnaval de “Vijanera de Silió” (Cantábria), para nomear apenas alguns."
Fonte: http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/InventarioConsultar.aspx?IdReg=461
Sem comentários:
Enviar um comentário