Depois de uma semana revendo uma série de representações de Buda apresento-te uma das suas primeiras formas de representação, o Dagoba.
Nos primeiros séculos da arte budista Buda não era representado por uma forma humana, sendo a stupa a sua representação simbólica.
百零八塔
O complexo das 108 Dagobas está envolto numa aura de mistério, devido ao desconhecimento de quem poderá ter realizado esta obra e o seu objetivo.
Inicialmente esta obra era atribuída à dinastia Yuan que reinou entre 1279 e 1368, mas actualmente pensa-se que poderá ter sido construída pelo império dos Xia Ocidentais que atingiu o seu apogeu no século XI.
Uma pirâmide formada por doze filas de dagobas ou um triangulo perfeito que reveste a encosta de uma montanha. Mais uma vez a importância do lugar está subjacente.
O topo de cada uma destas 108 dagobas define-se por uma sombrinha simbolizando a proteção contra o mal, por sua vez encimada por uma forma em botão de flor simbolizando uma realidade mais elevada. O seu corpo principal representa um outeiro original pousado sobre uma base que simboliza a Terra.
Várias simbologias que durante vários anos não compreendi retratadas neste complexo das 108 Dagobas.
Todas as imagens foram recolhidas da Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário