quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nove Dragões

山西
Este mural deu-nos as boas vindas à região de Shanxi [será Montanhas do Ocidente?] e à cidade Datong localizada junto ao flanco sul da Mongólia do Interior. A cidade foi tornada capital em dois períodos da história chinesa, durante a dinastia dos Wei do Norte (386-534 d. C.) e dos Liao (907-1125 d. C.).
九龙壁
Jiulong Bi
O número 9 e o dragão são símbolos frequentemente associados pelos significados inerentes a cada um. Ambos representados no Painel dos Nove Dragões, um mural com cerca 45 metros de comprimento, criado com azulejos vidrados, com o intuito de compor o alçado principal do palácio do 13º filho de Hongwu (primeiro imperador Ming).

O dragão, segundo a tradição chinesa, tem a capacidade de se transformar em vários seres, atraindo boas energias com os seus vários poderes. Quantas histórias não foram criadas em torno deste ser imaginário/mitológico que preenche o nosso imaginário desde a nossa infância. Quantas lendas não existem confundindo-se com a História de alguns países, de algumas regiões do extremo oriente.

Outras referências ao Dragão Chinês:
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/11/dragao-chines.html
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/11/dragao-de-marmore.html
E ao Número 9:
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/10/a-regra-do-nove.html

Sem comentários:

Enviar um comentário