terça-feira, 3 de maio de 2016

47º Registos (5)

Karakorum - Kharkhorin (Хархорин)
Karakorum (século XIII), a antiga capital do império Mongol que se situava no vale Orkhon deu lugar à atual cidade Kharkhorin.
Depois de vaguear aparentemente sem destino pelas estepes, seguimos o [per]curso do rio Orkhon, subimos um monte/estepe e descobrimos um assentamento humano, a primeira cidade depois de vários dias, redescobrimos a eletricidade e a água canalizada.
Kharkhorin parece uma cidade perdida nas estepes da Mongólia, no meio do nada.
O vale Orkhon conhecido pelas terras de pastoragens atraiu vários povos a instalarem-se, ligando o ocidente e o oriente. Os vestígios descobertos pelos arqueólogos revelam que esta região já era habitada desde o período Paleolítico.

Na imagem ao lado, o nome da cidade na escrita antiga, mais uma cultura que escrevia na vertical... [O que revela que a nossa tendência de organizar alguns elementos escritos na vertical não é totalmente despropositada, como alguns clamam.]

O vale Orkhon coberto de mantos verdejantes.




A cidade Kharkhorin revelou-se tal e qual a imagem que criara na minha imaginação.

Um zoom; na rua desenha-se um caminho ondulante de terra batida desenhado no manto verde que cobre todo o território. Tábuas erguidas na vertical definem os lotes particulares num plano com poucos desníveis. No centro do núcleo distinguem-se alguns edifícios de cariz público.
E as yourtes que se persistem ao lado de algumas habitações... [Podes tirar a liberdade das estepes deste povo, mas não consegues tirar-lhes as suas yourtes.]
Parece que a cidade está pronta para se deslocar para um novo lugar, a qualquer momento.

O mercado da cidade organizado em contentores. Já perto da hora de almoço várias bancas já estavam fechadas...































E agora algumas vistas áreas do Bing a diferentes escalas para se perceber o traçado da cidade, bem particular.



Sem comentários:

Enviar um comentário