domingo, 22 de maio de 2016

Alvito, Portugal (1)

Para visitar ou revisitar... em Portugal.
A capela de Santa Luzia,na Herdade de Santa Luzia e Cágado, em Alvito, Beja.
Tudo começou com esta capela, vi num documentário, sobre já nem sei o quê e fixei [apontei-o, porque não se pode fiar na memória] o nome desta terra.
E fiquei com a imagem da cúpula, da sua forma, no alto de um monte alentejano...
No outro dia voltei a ouvir falar de Alvito, lembrei-me novamente desta capela, e agora dedico-lhe esta publicação - resolutione.
Este pequeno templo rural segundo a direção geral do património cultural esta capela é um imóvel de interesse público.
"A sua construção data do período de evangelização dos padres trinos na região, tendo sido possivelmente patrocinada por D. Diogo Lobo da Silveira, conde de Alvito.
O pequeno templo é constituído por dois corpos distintos, correspondentes à ermida e ao alpendre. O alpendre de alvenaria caiada, edificado no século XVII, é aberto por três arcadas plenas.
O corpo principal, de planta quadrada, é coberto por uma cúpula cónica, revestida de um conjunto de pintura mural, executada no século XVII pela oficina de José de Escovar, representando figuras de santos e anjos músicos, enquadrados por ferroneries e cartelas."*


A capela foi contruída no século XVI aproveitando um antigo marabuto/morabito [Mais uma vez percebo o quão inútil foi a compra de um dicionário de arquitetura... nunca tem as palavras que "preciso", chega a ser exasperante.]
Neste contexto, um marabuto é uma construção tumular ou religiosa muçulmana. [Começo a notar uma tendência...] E assim vão ficando registadas as memórias daqueles que também foram os nossos antepassados.

Algumas fotografias da capela, de 1961, antes do seu restauro;






Prometo fotografias do seu interior se um dia a visitar...
Continua...

Todas as imagens foram retiradas da Internet.
Algumas referências:
*http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74804/

E sem querer lembrei-me destes três edifícios; ainda te lembras:
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/04/qubba-imam-dur-samarra.html
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/05/tumulo-turba-sitta-zubayda.html
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/05/sala-de-los-abenccerrajes-espanha.html

Sem comentários:

Enviar um comentário