domingo, 12 de junho de 2016

Alvito, Portugal (4)

Visitar Alvito e fazer um passeio por vários monumentos religiosos perdidos nos arredores...
Uma pequena peregrinação por esta região de Portugal, que vai resultar num conjunto de publicações sobre ermidas, capelas e igrejas.
Para visitar ou revisitar... em Portugal.

Capela de São Bartolomeu
A capela de São Bartolomeu esquecida pelo tempo na herdade de São Bartolomeu, data do século XVI.
"Séc. 16, inícios - construção, provavelmente no local de um primitivo templo paleocristão de que parecem existir vestígios; 1575 - primeira referência documental da capela (VALÉRIO, 1993); séc. 16, meados - pinturas murais; 1993 - a capela servia de armazém agrícola; 1990, Julho - Despacho de classificação como Imóvel de Interesse Público; 2012 - abatimentos do solo (provocados por tocas de coelho) e consequente surgimento de material osteológico humano à superfície, indiciando claramente que o local terá sido usado como espaço sepulcral; foram identificados a parte proximal de um rádio direito, falange proximal de mão direita, 4º metatarso e falange intermédia de pé ambos esquerdos."(2)

" Uma pequena edificação de planta rectangular, composta pelo corpo da nave e pela capela-mor quadrada, com fachada principal rasgada por uma singela porta de verga recta. Não existe qualquer janela, óculo ou fresta de iluminação, nem mesmo na cabeceira, embora se encontrem vestígios de uma janelinha entaipada à esquerda do portal, e de pelo menos um orifício na parede Norte. Os alçados laterais possuem grossos contrafortes cilíndricos, de acordo com a feição de templo fortificado tipicamente alentejano, numa sóbria e modesta recriação do estilo manuelino-mudéjar." (1)


Hoje totalmente degradada ainda revela algumas das pinturas que a revestiam, imagina como seria o seu interior.
"Toda a capelinha era decorada com pinturas murais quinhentistas, restando apenas aquelas que cobrem as abóbadas. Assim, encontra-se na nave a representação de contornos apocalípticos dos Quatro Evangelistas sob a forma do Tetramorfo, enquanto a capela-mor exibe anjos músicos." (1)

Repara no canto superior esquerdo;







No exterior.
Pena que ainda não saibamos preservar o nosso património. [ Esta capela foi classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público e pertence a um organismo privado - a Igreja Católica (Diocese de Beja)]

Continua...

Todas as imagens foram retiradas da Internet.
Links:
(1) http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74119
(2) http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=944

Publicações anteriores sobre Alvito:
Parte 1: http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/05/alvito-portugal.html
Parte 2: http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/05/alvito-portugal-2.html
Parte 3: http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/06/alvito-portugal-3.html

Sem comentários:

Enviar um comentário