domingo, 19 de junho de 2016

Vila Nova da Baronia, Portugal (1)

Visitar Alvito e fazer um passeio por vários monumentos religiosos...
Uma pequena peregrinação por esta região de Portugal, que vai resultar num conjunto de publicações sobre ermidas, capelas e igrejas.
Para visitar ou revisitar... em Portugal.

Vila Nova da Baronia, Alvito.

Ermida de Santo António
Século XVI
Alçado Principal
Alçados laterais
(direito)
(Esquerdo)


Interior
As pinturas murais maneiristas que revestem o interior da ermida datam de inícios do século XVII.
Capela-mor
"A capela-mor era decorada por duas grandes composições alusivas a Santo António pregando aos peixes em Rimini e outra cena truncada, hoje muito delidas."


Mais uma vez é preciso usar a imaginação para descobrirmos o interior desta ermida coberta de murais e azulejos:
"Ao invés da austeridade do exterior, o interior exibia grande riqueza decorativa, já setecentista, através de azulejaria, entretanto desaparecida [destacava-se o frontal de altar, na desaparecida Capela de São João Baptista, de azulejaria policroma do Séc. 17, de inspiração oriental, de ramagens e aves exóticas.]; e de pinturas murais maneiristas, que revestiam a capela-mor e das quais restam apenas vestígios."
"Capela-mor, mais estreita, com cobertura em abóbada ogival de nervuras que se prolongam até ao pavimento e com chave de cantaria lavrada; toda a abóbada e nervuras são decoradas por frescos representando anjos músicos e putti envolvidos por elementos vegetalistas e querubins, segurando o livro de Santo António; nas paredes laterais, ao nível do arranque da abóbada, inúmeros vestígios de pinturas murais"





Ermida de São Pedro
Século XVI
"Arquitectura religiosa, maneirista. tipologia frequente em pequenas ermidas rurais do Alentejo durante o período maneirista, com nártex, nave e capela-mor com sacristia adossada. As pinturas murais e os esgrafitados são também elementos comuns em templos que respondem a esta tipologia regional. Correia de Campos assinala a permanência de um mihrabe e de um morábito na sua estrutura."


"Sacristia com cúpula assente em trompas lisas e decorada por esgrafitados com desenhos geometrizantes."


A ermida de Santo António em 1898 apresentava já sinais de negligência e no inicio do século XX encontra-se ao  abandono. As outras duas ermidas da vila Nova da Baronia tiveram um "percurso" semelhante.
É uma pena que ainda não tenhamos aprendido a valorizar e a preservar o nosso património, os testemunhos que os nossos antepassados nos deixaram...

Todas as imagens fora retiradas da Internet.
Lista de links para as imagens e citações:
Ermida de Santo António
http://www.monumentos.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=966
Ermida de São Pedro
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=960
Ermida de Nossa Senhora da Graça
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=960

Sem comentários:

Enviar um comentário