quinta-feira, 14 de julho de 2016

Kerala, Índia.

O estado Kerala também no sul da Índia, apresenta-se como uma experiencia sensorial única. Nesta região indiana podemos descobrir jardins de especiarias, plantações de chá que revestem os ondulantes montes e lagos que serpenteiam a terra.
A pluralidade cultural é exaltada por três religiões principais com raízes ancestrais, o hinduísmo, o cristianismo introduzido pelo apostolo S. Tomás (ou S. Tomé) e o islamismo difundido pelos mercadores árabes no século VII.

Texturas, cores, perfumes exalados pelas plantas que compõem o jardim de especiarias.
Praticamente todas as especiarias são raras, obtidas de pequenos frutos produzidos timidamente pela natureza exuberante que caracteriza estes territórios desconhecidos a Oriente. Como é que os povos que aqui habitaram descobriram o processo de extração de algumas das especiarias que guardamos em frascos rotulados nas nossas cozinhas. Da casca de uma árvore especifica, lembraram-se de produzir aquilo que conhecemos comos canela. Aprendi que a baunilha é a vagem que resulta de uma orquídea rara. Entre outros...

Entre as folhagens densas encontramos frutos com sabores inusitados, que não crescem nas nossas terras mais a Ocidente.
E assim vamos sendo maravilhados pelo exotismo e pela variedade de alimentos. E a medicina Ayurveda surpreende-nos ainda mais... Como não gostar deste país?


A série de Fibonacci também está presente no ananas, quando os descascam consegues entendê-la.
Já vi a ser descascado apenas com uma catana em menos de um minuto...


Reserva de Tigres de Periyar.
Esta reserva foi definida em 1895, abrangendo a área em redor ao rio Periyar, em Thekkady. A construção da barragem de Mullaperiyar, submergiu uma grande área, formando-se um lago com cerca de 26 km². Assim, em 1935 a floresta que cobre uma área de cerca de 600 km² em volta do lago foi declarada com reserva de vida selvagem, pelo marajá de Travancore.
Em 1978, este ecossistema com cerca de 777 km² foi classificado como Reserva dos Tigres.



As margens cobertas de uma floresta densa escondiam inúmeros animais, que se resguardavam da chuva incessante que intensificou todos os perfumes libertados pelas plantas que ainda desconhecíamos.




A neblina envolvia as montanhas como se de um segredo se tratasse. A frescura trouxe os colhedores de chá até às plantações.




 Cleome spinosa

O mercado de carne "bovina", quase que nos tornamos hindus nestes últimos dias, porque transitamos por este mercado sentindo uma espécie de repulsa... de incompreensão.



Sem comentários:

Enviar um comentário