A cidade Thanjavur, apelidada de "malga de arroz de Tamil Nadu" situa-se do delta do rio Kaveri que torna esta região fértil e próspera.
Estas características tornaram-na no local ideal para estabelecer a capital de três importantes dinastias; os Cholas [séculos IX-XIII]; os Nayakas [1535-1676] e os Maratas [1676-1855]. [O que terá acontecido durante aqueles dois séculos que separam os Chola dos Nayaka?]
Templo Brihadishvara
1010 depois de Cristo.
Granito.
O Templo Brihadishvara pertence à lista de património mundial definida pela UNESCO.
Dizem que se deres uma banana a um elefante e irá recordar-se do teu gesto durante os próximos dez anos.
O templo foi dedicado a Shiva e mandado construir pelo rei Rajaraja Chola I exaltando a soberania da dinastia Chola.
O complexo que forma o templo define-se por um pátio rectangular, cujo centro materializa-se no santuário principal rodeado por outros menores.
Vimana (a torre) tem uma forma piramidal com 13 pisos distribuídos pelos seus 66 metros de altura.
A UNESCO não deve ter reparado naquela lâmpada...
Na base do templo foram gravadas várias inscrições que descrevem a administração e as receitas do governo dos Chola. Através delas podemos conhecer um pouco mais da história e da sociologia deste período.
Repara nas inscrições.
Santuário do Linga (interior do templo).
O linga terá cerca de 4 metros de altura.
Na passagem, que existe à volta do altar sagrado, foram descobertos estes frescos, quando as pinturas marata do século XVII que os cobriam se degradaram.
A "torre" chamada de vimana é encimada por uma cúpula octogonal, esculpida num único bloco de granito com cerca de 80 toneladas. O florão dourado foi uma oferenda do rei.
P.S. Este templo tem uma réplica na cidade [vila] Gangaikondacholapuram:
Palácio real
Este palácio foi estabelecido pelos governantes Nayakas e mais tarde foi adaptado para alojar os governantes Matara. O complexo define-se por um pátio no qual se situam uma torre de observação com sete pisos e por uma torre piramidal.
E para terminar uma rua da cidade...
Sem comentários:
Enviar um comentário