domingo, 10 de julho de 2016

Vila Nova da Baronia, Portugal (3)

Visitar Alvito e fazer um passeio por vários monumentos religiosos...
Uma pequena peregrinação por esta região de Portugal, que vai resultar num conjunto de publicações sobre ermidas, capelas e igrejas.
Para visitar ou revisitar... em Portugal.

Vila Nova da Baronia
Igreja do Senhor dos Passos, a antiga Igreja da Misericórdia.
Século XVI-XVII
"Alçado Principal (orientado a nascente) de um só pano, com portal de cantaria de verga recta com lintel direito, guarnição curvada e cruz em argamassa, sobrepujado por óculo e empena triangular com cinta, enquadrada por pináculos piramidais nos acrotérios laterais e acrotério central encimado por cruz." (1)
"Alçado Poente de um pano, cego, com empena triangular, adossado a um pequeno campanário de planta rectangular de um olhal com coroamento piramidal."
"Alçado orientado a Norte de quatro panos delimitados por contrafortes de secção rectangular, encimados por pináculos piramidais; no terceiro tramo é adossado o volume da capela lateral; embasamento rampeado de ligação dos contrafortes; volume da capela-mor de um pano cego, ligeiramente recuado."

O interior é definido por "uma só nave, coberta por abóbada de berço arrancando de cornija, com quatro tramos definidos por arcos-diafragma que arrancam de modilhões ao nível da cornija. O conjunto é decorado por pintura mural, com vasta composição de lóbulos, folhagens e doze medalhões hagiográficos, com representação de Santo António, um Santo Papa, São Domingos, São Bento, São Luís e um santo Ermita; tabela ovoide no arco mestre com a data 1631." (1)



"Capela-mor com cobertura em abóbada de berço, arrancando de cornija, também decorada por composição pictórica, com destaque para as alegorias à Paixão de Cristo, enquanto nos prospectos laterais subsistem as figurações da "Última Ceia" (do lado do Evangelho) e da "Congregação dos Apóstolos" (do lado da Epístola); altar com Senhor Morto jacente, retábulo e sacrário de talha dourada e policromada, com painel de pintura a óleo sobre madeira, representando a "Visitação."(1)



Pinturas laterais "alusivas a algumas Obras de Misericórdia corporais: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede (numa composição conjunta), dar pousada a peregrinos e pobres, resgatar os cativos, enterrar os mortos e curar os enfermos." (1)



Continua...

Todas as Imagens foram retiradas da Internet.
Fontes:
(1) http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1015
http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73141/

3 comentários:

  1. Isso realmente de todas que conheço. ..em Portugal das aldeias , poucas, Igrejas de Roma ..e outros países ..não poderia passar em branco .pelo séc.que foi construída ...
    É por tudo ..um espetáculo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e é pena serem raramente referidas; particularmente as pequenas ermidas construídas nos arredores de algumas vilas de Alvito, completamente ao abandono, e no entanto não menos "importantes".
      Não deixe de ver esta publicação, com alguns exemplos:
      http://entrepreambulos.blogspot.pt/2016/06/vila-nova-da-baronia-portugal-1.html

      Eliminar
  2. Isso realmente de todas que conheço. ..em Portugal das aldeias , poucas, Igrejas de Roma ..e outros países ..não poderia passar em branco .pelo séc.que foi construída ...
    É por tudo ..um espetáculo!

    ResponderEliminar