segunda-feira, 25 de julho de 2016

Srirangapattana e Sravana Belgola.

Numa manhã ainda candida, deambulamos pelo estado de Karnataka, descobrindo vilas e pequenas cidades que contam tempos gloriosos nas suas ruínas.

A cidadela Srirangapattana [ಶ್ರೀರಂಗಪಟ್ಟಣ]
Uma ilha fortaleza no rio Kaveri, mandada construir pelo sultão Tipu apelidado como o "tigre de Mysore", com a ajuda de engenheiros franceses para a defesa do sul da Índia face aos ataques dos ingleses.
Esta cidadela foi tomada pelos ingleses em 1799, após o assassinato do sultão Tipu. Hoje em dia, restam apenas algumas ruinas das fortificações e das entradas.
Mesquita Jami Masjid, mandada construir pelo sultão Tipu em 1787, na cidadela Srirangapattana.

Uma vista aérea do Bong Map da ilha, a fortificação a oeste:

Açúcar... Todos os dias comemos açúcar sem nos apercebermos disso, está presente nos mais variados alimentos, desde o pão aos molhos que guarnecem vários pratos principais. Experimenta ficar uma semana sem ingerir açúcar. Lê os rótulos e fica atento aos sinais do teu corpo.
Visita de uma rudimentar estrutura de extratarão de açúcar.


A cidade Sravana Belgola [ಶ್ರವಣಬೆಳಗೊಳ ]
Num terreno sem fim, surge um lago artificial [tanque], circundada por uma pequena povoação resguardada por dois montes que parecem ter engolidos as rochas que nos protegem da nortada nas praias de V. N. Gaia. Os dois montes, Indragiri e Chandragiri definem este território, anunciado como um local propicio à implantação de um povoado.
Subimos  incontáveis degraus escavados no enorme rochedo Indragiri, no qual se situava  a estátua representando Gommateshura, também conhecido por Bahubali, filho do primeiro Tirthankara* jaina.



A cabeça da enorme estátua surge atrás de um muro.


Repara na escala da estátua quando comparada com a altura do homem ao seu lado esquerdo. [Lado direito da fotografia]
A estátua de Gommateshura foi esculpida no século X numa peça única com 17,7 metros de altura.
As henas representadas agarradas aos seus braços e pernas simbolizam a duração do tempo em que permaneceu imóvel durante a meditação.
Junto aos seus pés foi gravada uma inscrição datando de 981 depois de Cristo, que conta a consagração por Chamundaraya, um ministro do rei Rajamalla IV, da dinastia Ganga.


Uma vista aérea do Bing Map:

Para terminar uma antiga fotografia achada na Internet, de 1899. No topo do monte surge a cabeça de Gommateshura anunciando a sua presença.
Mais uma publicação sobre um templo Jainista que visitei no norte da Índia:
http://entrepreambulos.blogspot.com/2015/12/templo-jainista-de-ranakpur.html

* Tirthankara : "mediadores" que guiam os devotos através do "rio da transmigração" - percurso da alma até uma nova vida.
Adinath foi o primeiro Tirthankara, considerado o fundador da religião Jainista. [Em 2001, foram comemorados os seus 2600 anos.]

Sem comentários:

Enviar um comentário