sexta-feira, 29 de julho de 2016

Rio Kaveri, Índia.

O rio Kaveri é considerado um dos nove rios sagrados indianos, nasce em Talakaveri, no estado de Karnataka e desagua no golfo de Bengala, em Poompuhar.
Este rio passa por várias cidades e vilas visitadas na viagem à Índia que tenho vindo a relatar, percorrendo 785 km do território indiano.
O território fértil foi propício ao surgimento de algumas dinastias importantes no sul da Índia, nomeadamente a dinastia Chola, que implantou algumas cidades sagradas junto a este rio e que criou sistemas de irrigação fundamentais para o desenvolvimento da região.

A deusa Kaveri, personificação do rio, nasceu do cântaro de água do sábio Agasthya. A região em torno do rio é apelidada de "malga de arroz", assim todos os anos, do 18º dia do mês Adi, do calendário Tamil, os devotos oferecem taças de arroz ao rio, à deusa Kaveri.

Algumas cidades visitadas junto ao curso do rio Kaveri.

Thanjavur [தஞ்சாவூர்]
Tamil Nadu.
http://entrepreambulos.blogspot.pt/2016/07/thanjavur-india.html
Templo Brihadishvara [Património da Humanidade pela UNESCO]
1010 depois de Cristo.
Granito.

Uma vista aérea do Bing Map do complexo religioso rodeado pelo rio Kaveri:


Thiruchipalli [திருச்சிராப்பள்ளி]
Tamil Nadu.
http://entrepreambulos.blogspot.pt/2016/07/tiruchirapalli-india.html
No topo de um enorme rochedo a dinastia Nayaka, construiu o seu forte quando esta cidade foi tornada na segunda capital do seu reino nos séculos XVI e XVII.
Repara no traçado da malha urbana formada em torno do rochedo.
Ao fundo, depois dos bancos de areia que formam o leito do rio Kaveri, já se consegue vislumbrar uma das 21 gopuras do templo na ilha Srirangram.

Srirangram [ஸ்ரீரங்கம்]
Tamil Nadu.
http://entrepreambulos.blogspot.pt/2016/07/srirangam-india.html
Srirangam é uma ilha separada da Terra pelos rios Kaveri e Kollidam, no seu centro foi construído o templo Ranganatha dedicado a Vishnu.
Séculos X a XX.
Para relembrar e explicar a vista aérea do Bing Map:
Quase a terminar deixo-te uma vista aérea do Bing, repara no traçado das ruas; organizam-se em redor do santuário formando um quadrado crescente. [O complexo tem uma área de 60 hectares]
O quadrado divide-se em sete muros; nos três recintos exteriores situam-se as habitações dos sacerdotes, os albergues para receber peregrinos e equipamentos de apoio ao templo. O complexo torna-se exclusivo a hindus a partir do quarto elo. [Daí termos visitado apenas as coberturas...]
Srirangapattana [ಶ್ರೀರಂಗಪಟ್ಟಣ]
Karnataka.
http://entrepreambulos.blogspot.pt/2016/07/srirangapattana-e-sravana-belgola.html
Uma ilha fortaleza no rio Kaveri, mandada construir pelo sultão Tipu apelidado como o "tigre de Mysore", com a ajuda de engenheiros franceses para a defesa do sul da Índia face aos ataques dos ingleses.
Nesta vista aérea do Bing map, consegue-se perceber algumas marcas da fortaleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário