quarta-feira, 13 de julho de 2016

Madurai, Índia.

Tâmul: மதுரை
Madurai  é uma antiga cidade estabelecida nas margens do rio Vaigai, cujos vestígios da presença humana poderão remontar ao terceiro século antes de Cristo.
Consta que à 2000 anos, esta cidade seria o centro cultural onde se reuniam escritores e poetas, nos encontros Sangams.
Séculos VII a XIII - capital dos Pandyas que estabelecia relações comerciais e artísticas com a China e Roma.
Séculos XVI a XVII - capital da dinastia Nayaka.

A cidade captada no século XIX, a partir da margem do norte do rio Vaigai  - "Hand coloured antique wood engraving drawn by W. Purser (1858)."

Palácio Thirumalai, 1636.
Este palácio foi construído por Thirumalai Nayaka e revela a importância da sua dinastia neste período da história de Tamil Nadu.
Pátio rectangular Swarga Vilasam (ou Palácio Celestial)
 Cobertura
Os pilares que definem os limites do pátio com cerca de 3900 metros quadrados, adquirem escala com a presença humana que lhe atribuiu dimensão e distintas vivências .

Templo Minakshi Sundareshvara.
Minakshi - "Deusa de Olhos de Peixe" ou Parvati.
Sundareshvara -  "Belo Deus" ou Shiva.

O templo inicialmente construído pelos Pandyas [séculos VII a X] foi alvo de várias transformações pelas dinastias que sucederam, particularmente entre os séculos XIV e XVIII.
Doze Gopuras destacam-se, erguemdo-se de resistentes bases de granito, formam-se cobertas de divindades, de animais e de monstros mitológicos de estuque que revelam os pensamentos e as esperanças desta cultura.
Consta que de doze em doze anos, durante um ritual as pinturas são restauradas, conferindo-lhes cores fortes e simbolismos distintos.
Vista das coberturas.


Os homens que trepam os frágeis andaimes confundem-se com as esculturas coloridas que revestem as gopuras [torres piramidais que assinalam os porticos de entrada]
Os sacerdotes do templo.
As famílias reúnem-se nos templos e agradecem com oferendas às divindades.
Estes pilares que rodeiam o tanque "lotus Dourado" - Potromarai Kulam, foram outrora decorados com pinturas do período Vijaynagar.
 Diariamente, acontecem alguns rituais em torno de Shiva e de Parvati.
O retrato de uma família com quem conversamos, que visitava o templo e nos recebeu calorosamente. Como serão as suas vidas...

Sem comentários:

Enviar um comentário