"Sê todo em cada coisa.
Põe quantos és
No mínimo que fazes."
Fernando Pessoa.
Associo estes versos quase inevitavelmente e talvez exclusivamente ao povo japonês.
Eles realmente perseguem esta forma de pensar, de agir no seu quotidiano, fazendo a coisa mais banal, com a maior dedicação que conseguem.
O Japão inspira-nos a tentarmos ser uma melhor versão de nós mesmos. Aos olhos das outras culturas [pelo menos de alguns visitantes] este país parece um modelo quase utópico no que diz respeito à organização de alguns elementos que contribuem para a construção e a prosperidade de uma sociedade. Uma viagem ao Japão representa também um ensinamento que cada visitante leva consigo, para o resto da sua vida. Ao escrever isto noto que preciso de me esforçar mais e sempre.
Neste novo mês apresento mais dez caracteres, que representam os números e algumas referências aparentemente aleatórias, porque o pensamento divaga sempre. Assim dou continuidade a uma temática que foi sendo desenvolvida ao longo do mês de janeiro, porque o primeiro dia do segundo mês deste novo ano coincide com o primeiro dia da semana laboral, que por acaso se chama segunda [-feira]. A cada dia, a cada número vou sugerir um sitio que visitei e que considero importante destacar, ou um sitio que ainda desconheço com alguma referência numérica.
Por isso desconfia sempre das coincidências, por norma não são fruto do acaso circunstancial...
É verdade, e a liberdade que sentimos para podermos ser quem quisermos, sem o olhar inquisidor daqueles que se cruzam nas nossas vidas. [Atenção, que nada é tão linear quanto parece... porque nunca devemos generalizar.]
Número 1: 一 [いち]
Sem comentários:
Enviar um comentário