segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

一 Santuário Itsukushima [厳島神社]

O pórtico que anuncia a chegada a este santuário sempre preencheu o meu imaginário sobre o Japão; sendo que já aqui apareceu, no último dia do ano (passado) http://entrepreambulos.blogspot.com/2015/12/ano-novo.html, por este motivo escolhi-o como o primeiro sítio a apresentar neste mês.

O santuário Itsukushima situa-se na ilha de 宮島 - Miyajima considerada sagrada, aqui ninguém nasce ou morre ou nasceu e morreu (supostamente), não existem cemitérios ou maternidades.

Mais alguns caracteres:
宮 - Palácio; santuário de ; etc.
島 - Ilha.
鳥居  - Tori







Para introduzir  o santuário xintoísta Itsukushima apresento uns esquemas do complexo erigido. (Francis D. K. Ching)


A visita fez-se num dia chuvoso, tornando o lugar ainda mais enigmático.
O monte Misen - 弥山(みせん) - que se esconde no véu formado pelo nevoeiro é revestido por florestas - 森 - densas compondo o parque Momijidani (紅葉谷公園).

Pena a água que banha as margens não ser mais cristalina, talvez em tempos o tivesse sido.































O pórtico e o pontão/palco
Enquanto pesquisava sem sucesso sobre o palco que se estende sobre o mar apelidado de Hirabutai, apareceu-me o seguinte link, bem engraçado! [fica aqui, para quem precisar de ideias: http://mail.japan-shop.com/forum/quereadisplay.html?0+63762 - qual terá sido a escolhida?]
Segundo a informação pesquisada este palco terá cerca de 500 metros de cumprimento, como um pontão que surge sobre o mar para receber as visitas que atravessem o pórtico escarlate que flutua no mar.

No interior
Apesar de o actual complexo ter sido construído em 157, respeitando o estilo arquitetónico Heian, consta que talvez existisse aqui uma estrutura religiosa no ano 593 d.C.

Sori-bashi, 1557 (actual).
Uma ponte de madeira tradicional com um arco que desafia as forças estruturais (?), a necessitar de uma reabilitação (?).


Palco Nob ou Noh um dos poucos construídos no Japão, com a particularidade de estar sobre o mar. 
 
De tarde com a maré baixa, ganha um novo encanto.
A sua cor recorrente em vários edifícios e elementos religiosos do Japão tem como finalidade espantar os maus espíritos, neste caso ajuda também a proteger contra a erosão natural da sua estrutura.
"Otorii is 16 meters high and weighs about 60 tons. Its two big pillars were made using natural camphor trees between 500 and 600 years old." 
 
Por fim, deixo com um site que apresenta uma informação mais completa sobre esta ilha e os pontos de interesse:
 
Para mais pormenores sobre os diferentes elementos que compõem este complexo, fica aqui mais um link:

Sem comentários:

Enviar um comentário