domingo, 31 de janeiro de 2016

Logos - Calendários

Late nights, early mornings.
O nascer do sol na ilha de Java, Indonésia.

O nosso tempo organiza-se mediante o calendário gregoriano.
E agora um parêntesis para ver o significado de calendário:
"calendário, (lat. calendariu, de calendae, calendas). Tabela, folhinha [este diminutivo soa sempre tão irónico] ou livrinho em que se indicam os dias, semanas e meses do ano, festas religiosas, fases da Lua, dias de gala, etc. Almanaque.  -
Foi Rómulo quem estabeleceu o calendário romano, determinando que o ano teria 300 dias, divididos em 10 meses. Numa Pompílio, seu sucessor, acrescentou dois meses ao ano.
César reformou o calendário para o harmonizar com o ano solar, criando um dia bissexto de quatro em quatro anos. Mas esta reforma importava um erro de 7 dias ao cabo de 900 anos; de maneira que, em 1582, o equinócio da Primavera tinha o atraso de 10 dias.
O papa Gregório XIII ordenou, então, que se chamasse 15 ao dia 5 de Outubro daquele ano e suprimiu os bissextos seculares, exceto um em quatro séculos. 
Esta reforma chamada gregoriana, foi aceite pelos povos da Europa, exceto os Turcos, os Gregos e os Russos. Mas há ainda um pequeno erro ou diferença entre o calendário e o tempo que a Terra gasta à volta do Sol: apenas a diferença de um dia em cada período de 4000 anos. Chama-se calendário perpétuo ou eclesiástico aquele em que se acham sempre as ordinárias indicações de um calendário, desde que se conheça a letra dominical e a epacta do ano."
Dicionário Prático Ilustrado.

Os meses e os anos mudam seguindo uma determinada definição. As horas, os minutos e os segundos dividem um dia, uma semana, um mês, um ano.
24 horas - 1 dia
7 dias - 1 semana
28/29/30/31 dias - 1 mês
12 meses - 1 ano
E assim as nossas vidas sucedem... E assinalamos algumas datas que nem sempre recordamos. Afinal não passam de números que coincidem passado um certo período de tempo, normalmente sempre igual. Mas o dia é outro e os momentos recriam-se numa repetição por vezes insensata.

E os pássaros cantam de noite, talvez confundidos pelas luzes que iluminam as vidas daqueles que permanecem acordados após a hora crepuscular.

Talvez devesse respeitar o horário solar, ou os ciclos da lua...


[04-01-2016]

Sem comentários:

Enviar um comentário