sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Resolutione (5/6)

5- Índia

Para hoje apenas uma imagem. Procurei ser contido, porque este lugar merece [destaque].

O mosteiro Namgyal Tsemo situado em Leh Ladakh, na Índia.

Podia ser no Nepal ou no Tibete [China]... mas fica na Índia. País de que te tenho falado nos últimos tempos. Como podes ver existem várias facetas que podem ser retratados, ao qual regressarei.

As fronteiras que limitam os países, separam culturas, etnias supostamente distintas, que procuram salvaguardar a sua independência e soberania.

Num território tão inóspito refugiou-se mais uma cultura com uma ideologia [religião] tão própria, que traduz uma filosofia de vida que alguns ocidentais procuram para colmatar as suas inquietudes existenciais.
O território promove o isolamento. As montanhas que formam os himalaias esmagam-nos com a sua grandeza, a altitude sufoca-nos, a aridez revela a rudeza da vida, no entanto a sua beleza é arrebatadora. Os edifícios que compõem o mosteiro diluem-se no cume do monte, aguardando a passagem dos dias, dos meses, das estações.
Imagina o rigor do inverno e o isolamento nessa estação.
"...na profundidade de uma noite de inverno, quando uma selvagem, estrepitosa e raivosa tempestade de neve envolve a cabana, escurecendo e encobrindo tudo: este tempo é perfeito para a filosofia."
Heidegger (51)
Este povo procurou e encontrou neste lugar um retiro introspetivo, afastado das outras civilizações.


Imagem retirada da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário