quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

正月 - Ano Novo

O último dia do ano do calendário gregoriano... Criamos os números, desvendamos fenómenos e fantasiamos sempre com significados ocultos e coincidências que nos fazem almejar numa esperança que se materializará num novo dia, mês, ano; assim o desejamos.
Neste último dia do ano anuncio o que te irei mostrar no próximo ano. A partir de Domingo inicio uma série de publicações sobre o Japão, organizando os temas alusivos a alguns dos primeiros oitenta kanjis (字じ) que as crianças japonesas aprendem.

A palavra ano novo é curiosamente formada pelo caracter 正 justiça (ou correto) e 月 mês.
Qual será o significado presente na origem desta palavra?
Desconheço.
Talvez esteja subjacente a vontade de um ano mais correto, mais justo. Sem grandes devaneios este povo exprime um pensamento concreto.

Para ilustrar esta mensagem escolho uma imagem do famoso pórtico de Miyajima, por tudo aquilo que este elemento simboliza.
Num dia de nevoeiro, de incerteza, flutuando no mar surge este pórtico escarlate contrastando com a sua vivacidade, convidando-nos a entrar.
E assim dirigimo-nos para um futuro incerto, escondido pelo nevoeiro, que desconhecemos...
Mas caminhamos, navegamos, corremos, sempre na sua direção...

E o ciclo continua ininterruptamente, independente dos dias que definimos, que alguém definiu por nós, num tempo passado.

正月 - lê-se Shōgatsu
字じ - lê-se kanjis (caracter)

P.S. Falo um pouco mais sobre este lugar na seguinte publicação:
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/02/santuario-itsukushima.html

Sem comentários:

Enviar um comentário