sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Cidade Fantasma

Fatehpur Sikri, uma cidade fantasma na região indiana Uttar Pradesh construída no século XVI. Algumas décadas mais tarde foi abandonada devido à escassez de água; mantendo-se até aos nossos dias como uma memória física, palpável de um planeamento urbanístico [social] que sucumbiu...

Depois de falar de algumas cidades cujos nomes terminam em «-pur» fui pesquisar se o uso deste "sufixo" não estaria associado ao significado da palavra cidade; parece que «-pur» deriva do sânscrito e significa realmente cidade.*

Quantas das nossas cidades não serão também fantasmas de uma passado próximo ou distante, que agora reconhecemos como presente.
Passamos a vida a planear o futuro, uns de uma forma mais obsessiva e uns de uma forma mais despreocupada, mas todos o planeamos, o pensamos o imaginamos, o fantasiamos. Até que o futuro se torna presente e os desenhos alteram-se e novas fantasias surgem em volta desses primeiros desenhos, que serão ou não construídos. Sem que desolação interfira, esquecendo-a se possível, varrendo-a dos nossos pensamentos ou transformando-a noutro sentimento com um novo desenho.
Porque o Futuro será sempre incerto e o Passado um fantasma constante.

Acabei de ler esta publicação num blogue sobre o património da humanidade; neste link encontras mais algumas fotografias desta cidade:
https://patrimoniodelahumanidadporanka.blogspot.pt/2016/05/fatehpur-sikri-india.html
*Sobre o sufixo "Ur":
http://entrepreambulos.blogspot.com/2016/04/logos-ur.html

Sem comentários:

Enviar um comentário