E assim para esta semana, escolho mais um destino [aparentemente] improvável, impossível de visitar. Já há alguns anos que penso neste país, nas suas cidades, nas suas mesquitas e neste território.
Quem sabe um dia possa visitar estes lugares, porque nada é estanque. Tudo se altera independente de sentido, num constante movimento, civilizações derrotadas pelo tempo, civilizações renascidas.
Saana
A Mesquita Al Saleh, na capital Saana, segundo o site da Unesco foi a primeira mesquita construída fora de Meca e da Medina no sexto ano da Hégira. Apesar de já ter sofrido várias alterações ao longo dos anos da sua existência, pelas diferentes gerações que a frequentaram e estimaram.
A capital Saana situada num vale a 2200 metros de altitude com "arranha-céus" do século XI.
Esta cidade é habitada há mais de 2500 anos, tornando-se numa importante cidade nas rotas comerciais no primeiro século depois de Cristo.
Visitar esta cidade permitir-me-ia conhecer um pouco mais do urbanismo e da arquitetura da cultura islâmica desenvolvida nos primeiros séculos da "nossa era".
O homem transformou a terra em tijolos e construiu edifícios e cidades que parecem saídas de uma fantasia. [No Nepal também existem umas cidades/vilas que parecem irreais, mais tarde mostrar-te-ei.]
Quero tanto visitar este lugar!
Quantos dos nossos sonhos [planos] não passam de fantasias! Mas há que ter esperança, porque o desconhecido pode-se revelar naquilo que ansiávamos esperançosamente. Porque amanhã talvez possa ser possível!
Hadramawt
Mais algumas imagens de uma região do Iémen chamada Hadramawt.
Zabid
A cidade Zabid, também considerada património da humanidade, foi em tempos uma capital deste reino fascinante.
O site da Unesco é uma fonte de inspiração para escolher um destino de férias "inusitado" e maravilhoso. Se tiveres curiosidade no link consegues ver mais algumas imagens da cidade de Zabid.
http://whc.unesco.org/en/list/611/gallery/
Manakha
Manakha é uma localidade no centro do Iémen, com as habitações da sua aldeia empoleiradas no topo de maciços rochosos, imponentes sobre as planícies e encostas arduamente preparadas para receber as empreitadas agrícolas, satisfazendo as necessidades da população.
Transformações no território, podia ser em Portugal... ou no Perú... mas fica em Manakha, no Iémen.
https://salmoninyemen.wordpress.com/2009/12/08/rocks-ruins-and-rain/
Termino com uma citação de Alberto Caeiro (55)
"Todo o mal do mundo vem de nos importarmos uns com os outros,
Quer para fazer bem, quer para fazer mal"
E mais uma imagem sem referência.
Todas as imagens foram retiradas da internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário