terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Templo Dourado, Amritsar

Pelos menos dois dias foram passados em Amritsar, se a memória não me engana, para visitar o inesquecível templo Dourado.
O templo, ricamente decorado com placas de ouro e incrustações de pedras semipreciosas, repousa num lago artificial.
No seu interior é guardado durante o dia o livro sagrado.
De noite, o livro sagrado regressa aos seus "aposentos", situado neste edifício.
Assim no primeiro dia, após o jantar, dirigi-me  a este local cheio de fieis, que tal como eu ansiavam  assistir ao ritual sikh.
Infelizmente não tenho nenhuma fotografia do local durante este momento único e inesquecível, valem as memórias que perduram por enquanto.
A energia que o lugar transmite, a devoção das pessoas, as cores, os cheiros, o calor... Acho que não esquecerei.

No dia seguinte regressei de manhã para visitar o complexo e assistir à preparação da refeição que é oferecida a todos os visitantes do templo (foram publicadas ontem algumas fotografias) .
No interior deste complexo religioso, as desigualdades sociais tão presentes (e chocantes) em alguns lugares da Índia, desvanecem-se e o sentido de comunidade sobressaí.

A torre marca a entrada principal neste complexo, que se revela surpreendente por todos os significados que comporta.
Talvez um dia aqui regresse!

Sem comentários:

Enviar um comentário