segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

竹 - Bambu

O bambu sempre presente em vários países asiáticos, ornando jardins, presente em pratos típicos ou auxiliando na construção dos edifícios.
Nas fotografias do Japão, encontrei o bambu num pequeno jardim de uma habitação tradicional japonesa.



O significado dos pátios ajardinados nos estudos de Mies van der Rohe remetem para “uma representação da natureza ou uma representação artificial do mundo
que gera “uma cenografia em que o céu e o jardim a natureza aparecem
como uma metáfora do tempo cíclico, e a grande fachada envidraçada, como umexcecional diorama para a sua contemplação.” Esta poderá ser uma definição mais aproximada da realidade ou dos pensamento que originou estes espaços ou áreas nas habitações japonesas, traduzida por um arquitecto do século XX.Ábalos, Iñaki; A boa-vida, visita guiada às casas da modernidade. (26)
 
Deixo mais uma definição que considerei relevante de salientar, apesar de não estar diretamente relacionada com a imagem desta publicação.
"A mais importante das suas características é o pátio ajardinado, espaço privado central e aberto. O pátio é o coração da casa urbana oriental e não existe em nenhuma outra língua uma expressão mais poética do que a chinesa para definir o pátio, «oferenda do céu», fonte que proporciona luz, ar e água da chuva à habitação…
outra característica da casa-pátio é que esta introversão proporciona privacidade visual e acústica não só relativamente à rua, mas também relativamente aos vizinhos."
Norbert Schoenauer, “6.000 años de hábitat – de los poblados primitivos a la vivenda urbana en las culturas de oriente y occidente”, 1884 (1981); P.237.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário