segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Resolutione (1/6)

Procrastinar [Fui procurar a definição da palavra a um dicionário cuja edição data de 1968,
para transcrever uma definição, para tentar saber mais um pouco sobre a sua formação, não existe! Fiquei com vontade de abandonar esta palavra.]
No entanto a palavra crástino surge com a seguinte definição:
"Crástino: adjectivo. (lat. crastinu). Poêt. Relativo ao dia de amanhã, ao dia seguinte."
[E assim voltando ao raciocínio que estava a tentar desenvolver.]
Procrastinar, segundo a sociedade contemporanea significa deixar para amanhã aquilo que  (se calhar) poderíamos fazer hoje.
Procrastinamos constantemente, deixando para mais tarde, para a manhã seguinte, para amanhã, para a próxima semana, para o próximo mês, para o próximo ano... Adiamos por falta de vontade, falta de entusiasmo, falta de coragem, falta de esperança; tantos motivos que se desfazem pela falta de sinceridade com nós próprios.
O tempo vai passando e a mudança de ano revela-se numa das alturas preteridas para iniciar mais uma lista com planos para o ano seguinte, um novo ano...Mas nós não mudamos num dia, numa noite assim tão facilmente como a mudança de uma data, são apenas números, aos quais tentamos sempre atribuir significados [signos, como estas palavras são próximas] e lógicas aparentes.
A verdade por vezes é que poucos cumprem essas listas, esses desejos, porque implicam mudança e a mudança nem sempre é fácil ou rápida.
Esta lista de mudanças, desejos, sonhos, planos, a qual chamamos resoluções -  Resolutione: palavra latina que deu origem à palavra resolução, determinadas por um "Homem resoluto, enérgico, decidido, determinado."

Esta divagação introdutória [preâmbulo] para anunciar e explicar o tema dos próximos seis dias, contando com o presente dia.
Cada dia será dedicado a um país ou a uma região ou a uma cidade que um dia gostaria de conhecer, percorrendo-os, desvendando-os, etc. Esta será uma lista de resoluções, que não se concretizará obrigatoriamente no próximo ano [ vão perceber quando virem a lista completa]. Mantenho o nome para esta lista de Resolutione onde me limitar-me-ei a sonhar... porque posso, porque podemos, porque somos livres de sonhar.

1 - Petra, Jordânia.

Sempre quis visitar este sítio que já existe há alguns milénios e que foi apenas redescoberto pela cultura ocidental em 1812.
Esta imagem de uma visita noturna a Petra aguçou ainda mais a minha curiosidade.
A  luz das velas parece acender a cor das estranhas das rochas das montanhas daquele território...
E o céu, será que aqui poderia reencontrar o céu que vi há uns meses e que tanta falta me faz.


Esta foi a primeira imagem que guardei da Jordânia.
Aqui esta civilização antiga encontrou o genius locci para a construção de um anfiteatro e de várias construções que me arrebatam.

O poder de encantamento que este lugar me transmite é assolador. Espero visitá-lo um dia.
Todas as imagens foram retiradas da internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário